Slide

Recomendo - Scott Westerfeld

30 junho 2013

Foto
Scott Westerfeld nasceu em 1963, no Texas, EUA. Com 18 livros publicados - entre eles Tão Ontem e Vampiros em Nova York: Os Primeiros Dias -, já ganhou os prêmios Victorian Premier e Aurealis, além de ter recebido o título de Melhor Livro para Jovens Adultos pelos livros Peeps (Vampiros em Nova York) e Uglies (Feios - série que se tornou best seller do New York Times).
Dos seus 18 romances, 5 são voltados para adultos e 13 são para jovens adultos. Sua série mais conhecida é Uglies (Feios) que já teve os direitos vendidos para o cinema.
Seu trabalho mais recente é a Trilogia Leviatã - uma aventura steampunk situada na época da I Guerra Mundial - que está sendo lançada no Brasil agora.
Formado em Filosofia, ele já trabalhou como professor substituto, editor e designer de softwares.
Hoje, ele e a esposa - a escritora australiana Justine Larbalestier - dividem seu tempo entre Sidney, na Austrália, e Nova York, sempre tentando fugir do inverno. 
Scott Westerfeld costuma ser muito receptivo aos fãs, principalmente em seu site e em seu twitter. Fonte


A única série do autor que eu conheço é Feios, por isso esse Recomendo vai ser focado nela.
Conheci a série catando livros no skoob e me deparei com o primeiro livro, Feios. A sinopse me chamou a atenção e me intrigou bastante. Achei o livro em pdf, baixei e comecei a lê-lo. Pronto, meu tempo livre havia falecido naquele instante.
Os livros são divididos em três partes cada e a primeira parte de Feios é completamente monótona. Não me leve a mal, eu amo esses livros, mas realmente o começo de Feios não parece nada promissor. A monotonia acaba completamente na segunda parte, quando Tally é obrigada a ajudar os Especiais a encontrar os Esfumaçados. A partir daí a história sofre uma reviravolta tão intensa que ela não acaba nunca. Sério. Acho que não fiquei entediada por nem um segundo até acabar o terceiro livro.
Os livros são incrivelmente fantásticos. Acho a história tão intrigante e cativante, sem falar que a ação não para. Eu fiquei tão viciada na história que não prestava atenção em mais nada, apenas queria chegar no computador e ler, ler, ler.
Se você ainda não leu a série Feios eu posso dizer que vocês está perdendo a chance de conhecer uma série maravilhosa, sei que muitas pessoas não acham a mesma coisa, dizendo que não é tão impressionante assim, porém eu amo muito muito muito essa série e recomendo demais.
Minha única crítica talvez, seria para o livro Extras. Ele é o quarto livro da série, porém ironicamente é um livro extra. A história da protagonista Tally acaba em Especiais, último livro da trilogia. Extras é na visão de outra garota, Aya, e sinceramente eu não gostei nem um pouco desse livro.
Eu amo o jeito que o autor encontrou para criticar uma sociedade que só pensa na aparência das pessoas e como isso pode ser prejudicial para todos. Em Extras ele também faz uma crítica mas dessa vez a mídia. Eu reconheço o que o autor quis mostrar e concordo totalmente, mas pode-se dizer que a história perdeu um pouco da magia.
Não vou me estender mais senão vou dar spoilers no lugar errado, mas por favor, leia Feios porque vale a pena.


Feios

Título original: Uglies
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Sinopse: Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos. Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair. Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza. Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre, ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima deste novo mundo, propõem um acordo com Tally: se unir a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. A escolha de Tally irá mudar o mundo para sempre.

Título original: Pretties
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Sinopse: Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão – festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade – há uma incômoda sensação de que algo importante está errado. Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver – as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.



Título original: Specials
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Sinopse: Tally agora é uma Especial. Mais do que isso, é uma Cortadora. Agora ela tem uma beleza cruel e um corpo cem por cento letal. Com seus sentidos aguçados e mente sagaz, nada pode impedi-la de cumprir sua missão, principalmente se envolve acabar com a Nova Fumaça. Ou melhor, quase nada.
O reencontro com lembranças da sua antiga vida traz à tona sentimentos fortes, que balançam as certezas de sua mente especial. Agora resta a Tally decidir quem vai ganhar essa disputa: seus instintos treinados de Especial ou sua verdadeira consciência.





Título original: Extras
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Sinopse: A Era da Perfeição acabou e, na sociedade pós-libertação, os cidadãos estão conectados à interface da cidade e, em seus canais individuais, compartilham informações de todo o tipo. Tecnologia, beleza, comportamento, tudo pode ser publicado. Mas o conteúdo é o que menos importa, contanto que ele garanta uma posição no top 10 do ranking da fama. Nesse novo mundo, Aya Fuse, uma Feia de 15 anos, é, ainda, uma Extra. Ou seja, neste complexo novo sistema social, ou se é conhecido ou se é apenas um figurante sem importância. Ocupando o 451.611º lugar nessa tabela, Aya está bem longe de seu próprio irmão, Hiro, que está; entre os que ocupam o topo da lista de celebridades. Mas nesse universo não é necessário fazer alguma coisa relevante para ter sucesso: basta encontrar alguém que o faça e contar a todo mundo. Para Aya, a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arrisca a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.
- Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário