Slide

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

25 junho 2013

Título original: Shatter Me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Compare preços: Buscapé
Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos."Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.

Eu conheci Estilhaça-me fuçando no Skoob e amei a sinopse. Conversando com uma amiga minha, a Rafaela, ela disse que tinha e me emprestou. Quando eu comecei a ler Estilhaça-me eu não estava preparada para a história e nem para a Juliette. Ela é uma garota tão adorável eu seu jeito de ser. O sofrimento dela é quase poético. Ela é incrível e eu me apeguei muito a ela.
Ela foi arrancada de casa e trancada em um lugar que ela imagina ser um hospício. Ela não tem nada a não ser uma caneta com pouquíssima tinta e um caderninho onde ela vomita tudo o que sente.

"Hoje está nevando.
O concreto está gelado e mais rígido que o normal, mas eu prefiro estas temperaturas congelantes à umidade sufocante dos dias de verão. O verão é como um fogão lento capaz de fazer ferver todas as coisas do mundo um grau de cada vez. Ele é a promessa de um milhão de adjetivos felizes apenas para fazer emanar fedor e esgoto para seu nariz durante o jantar. Odeio o calor e o suor pegajoso nas costas. Odeio o fastio indiferente de um Sol preocupado demais consigo mesmo para se dar conta das infinitas horas que passamos em sua presença. O Sol é uma coisa arrogante, sempre vendo o mundo pelas costas quando se cansa de nós.
A Lua é uma companheira correta.
Ela nunca se vai. Está sempre lá, observando, constante, reconhecendo-nos em nossos momento de luz e escuridão, em constante transformação, assim como nós. Todos os dias uma versão diferente dela mesma. Às vezes fraca e lívida, noutras forte e cheia de luz. A Lua compreende o significado de ser humano.
Inconstante. Solitária. Esburacada de imperfeições. Estendo a mão para pegar um floco de neve e minha mão se fecha no ar gelado. Vazia."

Então, chega Adam, o companheiro de cela. Um garoto que fez Juliette se lembrar de alguém que ela conhecia. Adam exerce um efeito sobre Juliette quase magnético e vice-versa.
Um dia, porém, pessoas arrombam a porta de seu quarto e Juliette descobre a verdade sobre Adam. Ele é um soldado. Ele serve O Restabelecimento.
O Restabelecimento foi um regime que prometeu que salvaria a sociedade, que mudaria as coisas, mas na verdade O Restabelecimento mais destruiu do que salvou.
É feito uma proposta para Juliette, por Warner, o comandante do Setor 45, que lhe oferece uma vida luxuosa em troca dela usar seus poderes para ele. A verdade é que Juliette não tem escolha senão trabalhar para Warner e assim, ela é obrigada a machucar pessoas.
O livro é incrivelmente bom, e se você ainda não o leu, eu recomendo.
A autora ainda fez um ebook na visão de Warner sobre o final de Estilhaça-me, e o segundo livro, Liberta-me, já foi lançado no Brasil.

Spoilers

Então, UAU. Apenas isso pode expressar todo esse livro.
O livro todo nunca para. Sempre acontece alguma coisa e você nunca quer deixar o livro de lado.
Preciso dizer que Warner me intriga muito. Quero conhecer mais sobre esse personagem. Ele realmente é louco, mas ele é muito frágil. Quero saber mais sobre a mãe dele e sua história.
Juliette é linda. Seus pensamentos, como eu disse antes, são quase poéticos. Mas ela também é incrivelmente forte.
Adam é um doce e eu sempre soube que ele não trairia a Juliette. Sério. E quando ele toca ela embaixo do chuveiro: MEU DEUS. Não existe outro modo que eu possa explicar a minha reação. Eu quase tive um infarto.
Juliette e Adam formam um casal tão fofo e lindo que é de vomitar arco-íris.

"- C-como você pode se importar com alguém... como eu?
[...] - Porque estou apaixonado por você."

Aquele experimento da Juliette salvar a criança foi muito cruel, na boa. Foi horrível.
Então tem a fuga. Adam ameaçando Warner. Warner ameaçando Juliette. Adam batendo em Warner. E todas as cenas da fuga são incríveis. Todas. Principalmente quando Warner toca a Juliette e nada acontece, como o Adam. Não sei se posso descrever a minha reação, mas foi mais ou menos assim: m*rda.
Depois que eles fogem e vão para a casa do Adam, eu não tinha ideia do que ia acontecer. O irmão do Adam, James, realmente me surpreendeu. Não pensei que a autora iria colocar isso na história.
A parte que Warner encontra a Juliette é... Inexplicável.
O Ponto Ômega tem um quê de X-Men na verdade e não me surpreendeu muito. Apesar de todas as possibilidades que ele representa.
Estilhaça-me é de perder o fôlego.
- Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário