Slide

Cinco Minutos - José de Alencar

08 junho 2013

Título original: Cinco Minutos
Autor: José de Alencar
Editora: Moderna
Compare preços: Buscapé
Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.


Cinco minutos é o primeiro romance de José de Alencar, e um dos primeiros romances brasileiros. Foi lançado na forma de folhetins em 1856, e tornou-se um clássico de nossa literatura.
O romance se passa no Rio de Janeiro, e é contado todo na forma de uma carta para prima do narrador, ao qual, nunca nos foi revelado o nome.
O jovem, ao se atrasar cinco minutos para pegar a condução acaba por conhecer uma mulher. Porém, ela se esconde debaixo de um véu e sem ver seu rosto e só com as palavras No ti scordar de mi, ele se apaixona.
Passa tempos e tempos atrás dela, após alguns breves reencontros, ele à procura em Petrópolis e acaba por descobrir sua identidade e o por quê dela se esconder.
Por fim, eles acabam por se separar, e após muitos empecilhos, enfim ficam juntos, viajam pela Europa e se mudam para Minas Gerais.
Adorei o livro, por mais que eu não goste de clássicos, irei recomendar esse. Gostei bastante do modo de escrita e também por que tenho uma grande queda por romances.

- Isa

Nenhum comentário:

Postar um comentário