Slide

Recomendo - Tim Burton

28 julho 2013

Foto
Timothy Walter "TimBurton (Burbank25 de agosto de 1958) é um cineasta norte-americano. Frequentemente, seus filmes acompanham os atores Johnny Depp e Helena Bonham Carter, com quem mantém um relacionamento sério desde 2001 e tem dois filhos, e Danny Elfman compondo a trilha sonora. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos, os notórios atores Vincent PriceChristopher LeeBurton é o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do quotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.
Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador.  Fonte
O Recomendo de hoje será do meu diretor favorito, Tim Burton. Acima tem uma pequena parte de sua biografia, não coloquei ela toda por ser muito extensa. Enfim, eu idolatro o Tim e suas obras. Acho que ele tem um modo de ver e se expressar muito exclusivo. As obras de Burton são inconfundíveis.
Muitas delas são bastante conhecidas como Batman, Batman: O retorno, Alice no país das maravilhas, A noiva cadáver, O estranho mundo de Jack, A fantástica fábrica de chocolate, Planeta dos Macacos, entre muitas outras. Burton tem duas estrelas presentes na maioria dos seus filmes: o incrível Johnny Depp e a maravilhosa Helena Bonham Carter. Esta que atualmente é sua esposa. Eles se conheceram durante as filmagens de Planeta dos Macacos, e praticamente não pararam mais de fazer obras maravilhosas juntos.
Tim é um diretor muito peculiar. Dizem que ele tem uma tendência de puxar seus filmes para o terror, eu discordo, apenas gostaria de salientar que Tim tem tendência a deixar suas obras sombrias. Algo que admiro e aplaudo de pé, afinal não é qualquer um que faz uma animação para crianças de modo sombrio, porém não de modo assustador.
Sabe quando você lê um livro e aquele filminho fica passando na sua cabeça? Às vezes me pego imaginando esse filminho com a direção de Burton. Por exemplo, quem já leu A Batalha do Labirinto, de Rick Riordan vai entender. Imagine todo o Labirinto a lá Burton? [SPOILER] Imagine a cena de Pã?[FIM DO SPOILER]. São coisas que consigo apenas imaginar com a direção dele.
Para você que ainda não assistiu algum filme do Burton, ou quer se aprofundar mais na obra dele vou deixar aqui o trailer de um dos meus filmes favoritos dele: Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet. O filme conta com as atuações de Johnny Depp (Os piratas do Caribe), Helena Bonham Carter (Harry Potter), Alan Rickman (Harry Potter), Jamie Campbell Bower (Cidade dos Ossos) e Timothy Spall (Harry Potter).




- Isa

Nenhum comentário:

Postar um comentário