Slide

Belle - Lesley Pearse

26 julho 2013


Título original: Belle
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito

Compare preços: Buscapé
Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.
Já tem um bom tempo que li Belle, então me perdoem qualquer erro que eu possa cometer ao falar do livro. Estava tentando decidir de qual livro iria fazer a resenha e me lembrei de Belle. Como não se apaixonar por esse livro? Ao me deparar com ele na livraria me apaixonei perdidamente pela belíssima capa e quando li a sinopse tive que comprá-lo. Mesmo sendo um livro extenso, ele não perde o ritmo.
Belle tem apenas 15 anos e viveu num bordel a vida inteira, sem saber o que o local realmente era. Não tomem ela como uma menina burra, afinal estamos falando de 1910, uma época em que as mulheres não tinham voz e viviam para o casamento. Logo no começo do livro, Belle conhece Jimmy, um menino doce que se torna seu amigo.
Sua mãe é dona do bordel, mas nunca foi realmente sua mãe, quem a criou foi Mog, a governanta de sua casa e melhor amiga de sua mãe. Belle tenta sempre ajudar Mog com seus afazeres e certo dia ao terminar de limpar o quarto de uma das meninas acaba por adormecer na cama da mesma. Ao acordar já escureceu, hora que ela não poderia estar ali. Sua mãe nunca a deixava subir, pois, sem ela saber, é a hora em que o bordel funciona. Ela tenta sair do quarto quando ouve passos na escada e acaba se escondendo embaixo da cama. Entram no quarto uma de suas poucas amigas na casa e um homem. Depois do sexo, os dois brigam e durante a briga ele mata a moça.
O mundo de Belle desmorona ao descobrir de forma tão abrupta tudo o que ocorre no andar de cima a noite; e o pior ela testemunha o assassinato de uma de suas amigas. Pouco depois dessa descoberta, Belle sai. E ao voltar para casa um homem a faz desmaiar com clorofórmio e a coloca dentro do carro, sequestrando-a. É assim que a aventura começa.


Spoilers

Por ser um livro muito extenso, esta resenha conterá spoilers. Como sempre, aconselho apenas quem leu o livro continuar a ler essa parte da resenha.
Após o sequestro, a pequena Belle é vendida para um bordel em Paris, bem longe de casa. E lá sofre vários abusos de homens adultos, até que ela é vendida novamente e acaba numa enfermaria. Ela fica lá até se recuperar apenas o suficiente para uma viagem. Seu novo "lar" fica em Nova Orleans, nos Estados Unidos.
Enquanto isso, em Londres, todos estão desesperados com o desaparecimento de Belle. Ninguém entende o que aconteceu. E Mog e Jimmy ficam completamente arrasados, mas sem nunca perder a esperança. A mãe dela fica um tanto sentida, mas não tanto quanto os outros dois.
Enquanto isso, Belle se torna amiga da enfermeira, mas mesmo assim não consegue fugir. E acaba indo junto com um homem chamado Etienne pegar o navio para os EUA. Etienne está ali para que ela não posso fugir, mas eles acabam se tornando amigos durante a viagem. E Belle se apaixona por ele, mas ele não fica com ela por ter esposa e filhos. Eles chegam a Nova York e se divertem passeando, porém Etienne não pode deixar Belle ir, pois estão ameaçando sua família. E assim a viagem continua.
Belle acaba se tornando uma verdadeira cortesã, e acaba por aproveitar essa vida. Muitas coisas ainda irão acontecer. Mas será que Belle ainda quer voltar a Londres?
Vou deixá-los apenas com esses poucos spoilers, se não o livro perde a graça. E, como sempre, vou deixá-los com a minha citação favorita, que me fez chorar diversas vezes após o término do livro.

"Je défie les incendies, les inondations, et même l'enfer pour être avec vous."
- Isa



Nenhum comentário:

Postar um comentário