Slide

Feita de Fumaça & Osso - Laini Taylor

11 março 2015

Título original: Daughter of Smoke and Bone
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Compare preços: Buscapé

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo.E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.


Karou. Essa é a palavra-chave que guia o livro inteiro. Uma garota que vive em Praga, estudando arte e frequenta o Veneno com sua melhor amiga, Zuzana. Ela também recebe missões de uma hora para outra, procura/rouba/negocia dentes por aí e também sabe lutar. Misteriosa né? Se eu tivesse que resumir a Karou em uma apalvra seria: badass! Mas vocês entenderão o porque nessa resenha.
Primeiro de tudo é estritamente importante salientar que: esse é um livro de fantasia. Terá criaturas fantasiosas e uma mitologia própria (excelente, a propósito). Estejam preparados para isso quando lerem o livro, pois você demorará um tempinho até se acostumar com todo esse mundo (ou mundos) novo. O legal de tudo é que é só no comecinho que você se sente perdido. Uma vez que você se acostume com a aparência dos personagens e o jeito que a rotina da Karou funciona, você engrena na leitura. Tudo isso porque a própria Karou não sabe sobre várias coisas que envolvem suas missões misteriosas ou a sua família. Como por exemplo, por que ele tem que sair por aí conseguindo dentes? Para que eles servem? O que são feito deles? Dentre várias outras questões que ela desconhece, então vamos descobrindo tudo com ela.
"Desejos são falsos. A esperança é verdadeira. A esperança faz sua própria magia."
Eu amei esse livro de tantas formas que é difícil de expressar. Pra começar a escrita da Laini é magnífica. Tem um pouco de poesia sem deixar de ter ação e humor. É o jeito que eu gostaria de escrever. Outro ponto importante também é a criatividade. Nossa! A autora criou um universo inteiro cheio de detalhes e tudo se completa. Posso usar Harry Potter de parâmetro aqui. HP é um dos universos mais rico e completo que eu já tive o prazer de ler. O universo de FDFEO se compara a HP.
Talvez você ache muito complicado de entender, mas eu particularmente acho difícil não continuar a leitura. Além de fluir lindamente, te prende e te instiga a continuar. Caso você leu o comecinho e abandonou, lembre-se da regrinha de ouro: paciência e insistência. É assim que funciona com os YA's e faz toda a diferente se você adotar essa atitude. Sério, não perca a oportunidade de ler um livro tão maravilhoso como esse.
A Karou me conquistou logo de cara. Super decidida, com atitude e engraçada. Apesar de ser teimosa e um pouquinho irritante as vezes. Eu amei, amei ela e super entendo a sua atitude no final do livro. Não a julgo por isso. Só fico temorosa para saber o que vai acontecer no próximo livro.
Tem esse diálogo da Karou e do Brimstone que é muito importante (e engraçado!) sobre a primeira vez dela:
"Não conheço muitas regras para serem seguidas na vida" dissera ele. "Mas essa é uma delas. É simples. Não coloque nada desnecessário dentro de você. Nenhum veneno ou produtos químicos, nenhum vapor ou fumaça ou álcool, nenhum objeto afiado, nenhuma agulha que não seja essecial, sejam drogas ou tatuagens, e... nenhum pênis que não seja essencial também." "(...)Existe algum que seja essencial?" "Quando aparecer um que seja essencial, você saberá." replicara ele. "Pare de desperdiçar tanto, criança. Espere pelo amor."
Por quê? Porque Brimstone estava certo. O amor veio. Em forma de anjo vingador.
"O amor é um luxo." "Não, o amor é um elemento." Um elemento. Como o ar que respiramos, a terra em que pisamos."
Esse ship! ESSE SHIP! Oh my. Que ship muito bom de shippar. Gente, não percam tempo e vão ler esse livro logo pra surtar bastante com Akarou, por favor. O amor deles é épico!
Se eu concordei com o Akiva no final? Claro que não. Mas eu entendo ele.

É isso aí gente, só amor e elogios por esse livro. Todos deveriam ler.
Se você gostou do post aproveita e manda para as amigas (e para as inimigas também!) para que todos leiam essa belezura.

- Vanessa

2 comentários:

  1. Olá Vanessa, como está?
    Esse livro é controverso né, pois já vi alguns resenhistas acabando com a história, dizendo que era sem profundidade e tal.
    Mas, pelo visto, não é bem assim, porq quando as opiniões divergem, temos aí um motivo a mais pra ler e conferir de perto :)
    Beijos, ótima semana!

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian! Sim, já vi outras críticas falando exatamente o oposto do que eu escrevi nessa resenha, porém é isso o que nos faz leitores tão fascinantes de conhecer não é?
      Cada pessoa gosta de um tipo de coisa diferente, o que é muito legal (:
      Obrigada por ler e espero que goste do blog.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir