Slide

Resenha de Olho por Olho

10 maio 2015

Título Original: Burn for Burn
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Compare preços: Buscapé

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender - se possível- os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!


Amizades. Inimigos. Brigas e uma colher cheia de vingança. Prepare-se para este livro, pois ele tem isso e muito mais!

Olá gentes!
Hoje é dia de que? Exatamente, de resenha! Estava pensando em um livro para resenhar, e nada melhor do que escolher um dos meus últimos livros adicionado a lista de favoritos. Trago a vocês uma resenha de “Olho por Olho”. Agora chega de enrolação e vamos começar!
Olho por Olho conta a história de três garotas: Kat, Lillia e Mary. O livro já se inicia com Mary voltando para ilha Jar depois de alguns acontecimentos que se sucederam alguns anos atrás, depois, Lillia nós é apresentada em uma das praias da ilha tomando um banho de sol com seus amigos, e logo após, Kat se mostra atrasada para pegar uma balsa que a levará para um compromisso. Depois de algumas idas e vindas, o destino acaba unindo essas garotas, ambas com apenas um desejo em comum: vingança.
"Sinto uma urgência, um calor irromper dentro de mim. Por mais que isso esteja me magoando agora, ele vai ficar mil vezes mais magoado. Essa é a unica coisa que me faz seguir em frente."
Vamos começar com os pontos fortes (pra variar). Sem dúvida alguma um dos maiores é o enredo em si. A história é absolutamente envolvente! É um daqueles livros que você diz que vai ler apenas mais um capítulo, e quando vê já leu uns cinco ou seis. E falando sobre capítulos, eles são bem curtos, e isso faz com que a história flua de maneira sucinta e clara, sem aquelas longas cenas maçantes. Um dos pontos mais legais do enredo é que ele se passa quase totalmente em uma ilha (eu confesso que tenho uma leve queda por histórias que se passam em lugares que tenham muita água XD) pois tem toda a questão de locomoção ao continente, os eventos e tradições da ilha entre outros detalhes que afetam a história de maneira positiva.
"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode se considerar a caça."
Ainda nos pontos fortes, não tem como deixar de lado as personagens. Mary é a mais calma, sempre querendo apaziguar as situações que aparecem. Lillia é calma também, sempre querendo o bem das pessoas, mas não a deixe estressada, pois verá um lado que nem ela conhece direito. E Kat é a “bad girl” do trio, sempre arranjando confusões e sendo mal vista por todos. Em especial gostaria destacar Kat, principalmente porque ela me lembrou muito a Lucy e a Cecília de “The Blessed” (link da resenha aqui), porém nessa caso, é como se as duas tivessem se unido e dessa fusão tivesse nascido a Kat. Sobre a evolução das personagens na história, é claramente visível. No primeiro livro ela está ali, mas não é tão grande assim, ela é mais notada no segundo. A história é em primeira pessoa, mas como é no ponto de vista de três personagens diferentes, acabamos tendo muitos detalhes das cenas, e é claro, opiniões diferentes da mesma.
"Nós três somos um círculo. Estamos ligadas uma às outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fizemos, isso tudo nos trouxe até aqui e agora."
Por fim, a mensagem que as autoras quiseram passar é muito clara (até na sinopse já da pra perceber) e os rumos que a história acaba tomando são realmente surpreendentes. O desenvolvimento é claro e a linguagem é simples, e por se tratar de uma história para adolescente, tem alguns palavrões e algumas situações quotidianas que qualquer jovem vive. Irreverente, comum sem ser clichê e estupidamente bom, Olho por Olho tem tudo que um adolescente quer ler. A parceria entre Jenny e Siobhan além de ter dado certa rendeu ótimos livros. Parabéns as autoras!
"Garotas crescidas não choram. Elas acertam as contas."
Você acha que a vingança de Kat, Lillia e Mary deu totalmente certa?

Por hoje é isso pessoal. Espero que tenham gostado da resenha. E se você ainda não se inscreveu no nosso sorteio de aniversário, o que tá esperando? Corre lá clicando aqui e aproveita, pois o prazo para se inscrever está acabando! Boa sorte no sorteio!

Boa leitura a todos e até semana que vem!

2 comentários:

  1. Creio que alguma coisa deu errada nessa vingança, mas para ter certeza, terei que comprar o livro, rs..
    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que tu não vai te arrepender! É uma ótima leitura, super recomendada. ;D

      Excluir