Slide

Os Encantados de Ferro: O Rei do Ferro - Julie Kagawa

02 junho 2015

Título original: Iron King
Autora: Julie Kagawa
Editora: Underworld¹
Alguma coisa sempre pareceu meio fora do lugar na vida de Meghan, desde que o pai desapareceu diante de seus olhos quando ela tinha apenas seis anos. Meghan nunca se adaptou na escola... nem em casa.
Quando um desconhecido sombrio começa a observá-la de longe, e o amigo brincalhão se torna estranhamente superprotetor, Meghan sente que tudo que ela conhece está para mudar.
Mas ela nunca poderia ter imaginado a verdade - que ela é filha de um mítico rei das fadas e peça importante numa guerra mortal. Agora Meghan vai aprender até onde é capaz de ir para salvar alguém que ama, deter um mal misterioso que nenhuma criatura encantada ousa enfrentar... e encontrar o amor com um jovem príncipe que talvez prefira vê-la morta a deixá-la tocar seu coração de gelo.



Por onde começar? Não lembro se comecei sem expectativas, mas me lembro que não eram altas. E eu achei incrível. O mundo criado por Julie Kagawa é impressionante. Sei que algumas coisas já existiam, mas o modo como ela deu forma a história é sensacional.
Meghan Chase, nossa personagem principal, é uma menina nada popular, as pessoas às vezes, até mesmo, esquecem que ela existe. Ela está prestes a fazer dezesseis anos, e na sua concepção as coisas finalmente vão mudar. Seu único e melhor amigo é Robbie Goodfell, um garoto divertido e protetor. Porém, toda a sua vida muda no dia que seu irmão mais novo, Ethan, é sequestrado. Meghan descobre que ela é meio faery, e não só ela é uma mestiça, também é filha do rei da Corte Seelie, Rei Oberon. Está reconhecendo esse nome de algum lugar? Sim, talvez você o conheça. Temos (pelo menos) três personagens de Sonhos de uma noite de verão, Rei Oberon, Rainha Titania e Puck. E adivinhem quem é Puck? O adorável melhor amigo, Robin Goodfellow. E tudo é explicado através dessa descoberta, o porquê das pessoas a esquecerem, por exemplo. E assim começamos nossa aventura em Nevernever, o mundo faery, em busca de Ethan. Conhecemos mais alguns personagens importantes durante seu caminho até a Corte, como Ash e Grimalkin.
Embora pareça que a história demore a começar (afinal, minha introdução ficou bem grandinha) acontece o contrário. A história é muito bem fluída e acontecem dezenas de coisas no primeiro livro. Por ser contado da perspectiva de Meghan, quando chegamos a Nevernever ficamos tão perdidos quanto ela. As coisas são diferentes lá. Promessas são coisas perigosas. Os faery são muito adeptos a contratos. Suas palavras valem ouro, já que não podem mentir, mas, como diz Puck, podem "dançar ao redor da verdade".
Julie conseguiu montar um mundo com tantas criaturas, mesmo que já existentes, que se tornou algo sem igual. São dezenas de criaturas mágicas, desde pequenas fadas, até mesmo aos bichos papões. Eu nunca tinha visto algo assim funcionar tão bem. Sem contar a reviravolta que temos no fim do livro. O medo que sentimos por certos personagens. Eu achei tudo incrível, embora, um único detalhe que precisa ser melhorado é nossa personagem principal, Meghan. Ela é um pouco... fraca, digamos assim, por falta de palavra melhor. Mas creio que ao longo da saga ela irá evoluir. Espero que uma saga tão boa não seja esquecida pelas editoras brasileiras e ganhe um relançamento, com direito aos últimos volumes que nem aqui foram publicados ainda. 

¹Coloquei que é da Editora Underworld, mesmo que tenha falido, foi a única editora que publicou a série aqui no Brasil.
² Não coloquei as opções de preço por não achar mais o livro à venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário